Postado por: Raissa L. Silva
Atualmente os contratos norteiam quase que a totalidade das negociações empresariais, delimitando assim as relações de negócio, onde através dele são estabelecidas garantias, direitos e deveres entre as partes.
Porém, é importante verificar a qualidade desse contrato, pois é certo que um contrato mal elaborado, que não prevê os pormenores, poderá se tornar um documento sem grande valia e trazer inclusive prejuízos imensuráveis às partes nele relacionadas. Por outro lado, os bons contratos garantem a segurança no sucesso da negociação, permitindo até a reversão jurídica de possíveis impasses.
Na ânsia de obter resultados, as empresas costumam a não dar a devida atenção aos contratos, deixando-os como uma questão secundária. E, no momento de um impasse, o contrato não é capaz de dar respostas ou soluções satisfatórias para garantir o acordado, exigindo grandes esforços para se chegar a um desfecho, que na maioria das vezes requer um alto custo e acabam fragilizando a relação com o parceiro ou cliente.
Um contrato bem elaborado, contendo as obrigações e direitos de forma detalhada, traz segurança jurídica e conforto aos seus parceiros, fazendo com que a relação comercial, mesmo em caso de rescisão contratual, se paute pelo respeito e tranquilidade, já que todas as regras necessárias para que aquela relação comercial se desenvolva estarão previstas no documento. Assim, o empresário tem que ter em mente que o contrato é fundamental para sua negociação, pois é esse instrumento que garantirá a transparência e segurança em suas relações comerciais.
Um advogado especializado na área cível e societária é o mais indicado para elaboração de contratos empresariais.
A Viotto Advogados está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos e outras iniciativas relacionadas ao tema.